quarta-feira, 13 de setembro de 2017

#3 dicas: para estudar melhor

Resultado de imagem para estudo tumblr

Já sentou na mesa com livros e cadernos super determinad@ a estudar e quando começou bateu aquele sono repentino? Quando estava no super momento de concentração, perdeu o foco e ficou observando aquela formiga na parede durante 5 minutos e depois recomeçou tudo de novo? Pois é, entendo muito bem! Quando o universo quis que fosse criado o ser mais desatento da história, foi-se feito a Mariana, hahaha!! Por eu ser uma pessoa que tem muitos problemas para se concentrar, eu fui me adaptando a métodos para poder ter uma maior absorção de informações, e assim cheguei aos 3 passos que irei lhes contar:

1º PASSO - DESCONECTAR
Resultado de imagem para celular tumblr
Eu mega super entendo que ficar vendo o Explorar do Instagram é mais divertido do que ficar fazendo cálculos malucos que você acha que não irá servir pra nada (mas no futuro servirá), ou assistir aqueles vídeo aleatórios que sempre estão é alta no Youtube é menos entediante que ficar lendo algum livro. Porém essa é a parte principal para você obter uma boa concentração na hora de estudar: DESCONECTAR! Desliga o celular, o roteador, ou até em casos extremos conversa com sua mãe e pede pra ela esconder os aparelhos eletrônicos que você sabe que irá te atrapalhar na hora do estudo. Pode até ser difícil deixar de ser escravo dessas mini caixinhas, mas com um tempo, você se acostuma e começa a se tornar um hábito.

2º PASSO - DÊ UM PLAY EM MÚSICAS ALEATÓRIAS
Resultado de imagem para spotify tumblr
Sei que pode parecer hipocrisia eu pedir para se desconectar e depois pedir para ir no Spotify e ligar uma play aleatória, mas eu garanto a vocês que isso realmente ajuda. Em pesquisas britânicas, foi comprovado que ouvir música enquanto estuda, aumenta o desempenho e ajuda a absorver mais informações, de acordo com esses estudos, ouvir musicas relaxantes, sinfonias, músicas com 50-80 BPM (batida por minuto), ajuda a absorver mais informações novas e pop e rock ajudam na criatividade. Eu como sou do contra, não sigo isso a risca, apenas ligo uma play aleatória, com músicas em outro idioma e vou ser feliz. Mas eu aconselho que você, que não tem esse hábito, procure play de artistas desconhecidos com músicas desconhecidas e em um idioma que você não compreenda (Spotify sugere muitos), isso irá te ajudar a continuar empolgad@, mesmo durante uma leitura chata.

3º PASSO - FOCO E DETERMINAÇÃO
Imagem relacionada
Esse 3º passo eu deveria ter classificado como o 1º, mas tudo tem um começo e se preparar até chegar esse aqui é meio complicado. Determinação é o ponto chave desses passos, sem ele você apenas estará olhando para a parede sem internet e ouvindo músicas (possivelmente) estranhas. Tenha um objetivo na mente, um plano. O que você tá estudando? É alguma prova importante? É algo que você não entendeu em sala? Alguma atividade pra casa? Apresentação? Classifique sua determinação, no quão é importante tirar uma nota boa, no quão gratificante é conseguir resolver aqueles cálculos malucos, o quão aliviante é chegar na aula com uma atividade pronta ou o quão foda é conseguir apresentar um trabalho em frente a turma, sem gaguejar ou depender de papeizinhos! Foque no que você quer e assim obterá sucesso em tudo.

Algumas outras dicas...
  •  Se você não consegue estudar com música, pode optar para um local silencioso, mas eu garanto a vocês que com música é muito melhor, sendo que também ajuda vocês a se concentrarem em locais barulhentos;
  •  Um ambiente organizado também ajuda, tente deixar um cantinho dedicado ao estudo, decore, enfeite, deixe arrumadinho de uma forma que irá te inspirar;
  • Estudar em grupo é bem mais complicado, mas se você tem dificuldade grande em algo e precisa da ajuda de um amigo, converse com ele e avise que nada irá fugir do assunto que vocês pretendem estudar, nesse caso, optem ir para uma biblioteca para o fluxo de conversa ser menor (pra ouvir a música, não esqueça os fones de ouvidos).
Bom, espero que tenham gostado das minhas dicas! Agora quero saber de vocês, quais seus hábitos de estudo? Tem algum macete que possa nos ajudar? Deixa ai nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário